O email marketing foi uma das primeiras ferramentas de comunicação eletrônica. Com o passar dos anos, surgiram plataformas ágeis e interativas onde até quem não tem experiência com html consegue mexer.
As redes sociais surgiram e muita gente deixou de acreditar no poder do e-mail marketing. Mas as pesquisas não mentem e indicam que, sim, ele dá resultado. Um estudo realizado pela McKinsey&Company aponta que uma campanha de email marketing é 40 vezes mais efetiva em conquistar novos clientes que ações no Facebook e Twitter.
Confira alguns motivos para usar o email marketing:
É barato
Existem muitas plataformas baratas (e até gratuitas) de e-mail marketing.
Todo mundo usa
Todas as pessoas que tem acesso à internet tem um e-mail. Segundo a Pew Research, 92% dos adultos presentes online utilizam email, sendo que 61% deles utilizam diariamente.
É pessoal
Mesmo mandando o e-mail marketing para várias pessoas, ele é pessoal, pois chega na caixa de entrada do destinatário unicamente.
Fortalece as relações
Um e-mail é um forte canal para manter um relacionamento com seu cliente, voce consegue estar presente no seu dia a dia. Lá você pode usar textos mais longos que as redes sociais e muitas imagens.
Você alcança o público certo
Provavelmente você adquiriu os emails de pessoas já interessadas na sua marca, seja na assinatura da newsletter ou em uma compra no seu site.
E lá vão algumas dicas para criar o e-mail marketing:
Crie-o em html
Isso aumenta muito a chance do seu e-mail não cair no spam, há várias plataformas disponíveis na internet onde o usuário nem precisa ter conhecimento em programação.
Nunca compre listas de e-mails
Utilizando isto você irá disparar para muitas pessoas que não estão desejando ver a sua marca/empresa… e isso causará efeito contrário.
Segmente
Isso é o bacana do digital, temos controle exato de quem está vendo a nossa propaganda. Crie o e-mail marketing mentalizando o perfil de quem irá receber.
Seja criativo
O assunto é o que fará a pessoa abrir - ou não - o seu material.
Insira botões de ação dentro do seu e-mail marketing.Um link para seu site, blog ou redes sociais… ou até disponibilizar um e-book gratuito que pode ser baixado através de um link do seu site.