Seja para intensificar a emoção, ajudar na noção de clima e tempo, representar o estado de ânimo dos personagens ou influenciar na percepção do público para o conceito da cena, as cores são também as grandes protagonistas de um filme.
Mas antes de entrar mais profundamente na temática das cores aplicada nos filmes, vamos entender um pouquinho o que elas representam. Tem um post que fizemos explicando um pouquinho sobre o que cada cor representa aqui!
As cores podem também gerar sensações diferentes nas pessoas como afetar a percepção da dimensão, de temperatura e até mesmo despertar emoções ou influenciar o humor. Agora que você sabe o que as cores primárias e secundárias significam na psicologia das cores, podemos retomar ao foco principal do post: o uso delas nos filmes!
Cada escala de cor escolhida como contraste nem sempre foi colocada simplesmente para deixar a cena esteticamente bonita. Muitas vezes as cores determinantes foram pensadas como um importante elemento para a narrativa do filme. As escolhas de paletas de cores contribuem para o significado da mensagem a ser transmitida. A Lilly Seara, colorista audiovisual, desenvolveu um vídeo super legal em que é colocado à prova o quanto as cores influenciam em uma cena:
E se você acha que a psicologia das cores são exclusividade dos filmes e seriados com atores reais, você está muito enganado! As animações também possuem uma atenção especial para isso. Rishi Kaneria editou e montou esse vídeo que mostram as cores em ação nos filmes da Pixar, confira:
E pra quem curte muito esse conteúdo, existe uma conta de Instagram dedicada à montar paletas de cores das cenas de diversos filmes e seriados. Dá uma conferida:
Incrível como as cores são capazes de transmitir diversos tipos de emoção, né? 😁
Fontes: Marketing de Conteúdo, 365 Filmes, Cutedrop, Digital Synopsis